top of page

O CSHF realiza projeto "Celebrando a Vida" dentro da campanha Janeiro Branco em conjunto com a IEADEM enfatizando o cuidado com a saúde mental

  • Foto do escritor: Centro Social Heróis da Fé
    Centro Social Heróis da Fé
  • 29 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de mai.


Dr. Ernane Pinheiro - médico psiquiatra
Dr. Ernane Pinheiro - médico psiquiatra

O Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre a saúde mental, tem ganhado força a cada ano, alertando a população sobre a importância do cuidado com a mente. Este movimento também busca combater o estigma e a desinformação sobre os transtornos psicológicos. Dentro desse contexto, nossa instituição promove fomentada pela Secretaria de Cultura do municipio de Mossoro diálogos importantes e ações que impactam diretamente a vida emocional e espiritual dos participantes.


Em 2025, a campanha ganha impulso com o projeto ''Celebrando a Vida'' em parceria com a Igreja Evangelica Assembleia de Deus - IEADEM, a abertura aconteceu na última segunda (27) com a palestra do Dr. Ernane pinheiro, médico psiquiatra, reconhecido nacionamente por seu trabalho humanização no cuidado à saúde mental.

Na reunião de liderança da IEADEM a campanha também incentivou os líderes assembleianos a refletirem sobre o papel da Igreja no cuidado com a saúde mental, desafiando-os a se tornarem pontos de apoio para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. A integração do saber científico com a fé tem mostrado ser uma abordagem poderosa e eficaz para o fortalecimento do indivíduo, com esse avanço os membros podem com segurança, procurar ajuda profissional sem que isso coloque em duvida sua fé ou compromisso com a Igreja.


Além disso, o Dr. Ernane Pinheiro enfatizou a importância de cuidar da saúde mental de forma preventiva, destacando práticas de autocuidado, o poder da oração e o fortalecimento dos vínculos comunitários como formas de manter a mente saudável. O trabalho conjunto com os líderes espirituais tem trazido resultados positivos, gerando uma maior conscientização sobre os impactos da saúde mental na vida do cristão e reforçando a ideia de que a fé não é apenas sobre o espírito, mas também sobre o cuidado integral do ser humano.


Segunda palestra


ree

A segunda palestra deste ciclo foi realizada no Templo Central e contou com a presença do palestrante Antônio Robson. Ele é graduado em Física, com experiência na área de Física Médica, pós-graduado em Psicanálise e também em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atualmente, cursa Psicologia, ampliando ainda mais sua formação na área da saúde mental. Com esse repertório acadêmico e prático, Antônio Robson traz uma visão integrada e multidisciplinar sobre o cuidado com a mente e o bem-estar emocional.


Durante a palestra, ele abordou o tema "Prevenção ao Esgotamento Mental", destacando a importância da identificação precoce dos sinais de sobrecarga psicológica, especialmente em contextos de alta demanda emocional e profissional. Com linguagem acessível e exemplos práticos, enfatizou estratégias de autocuidado, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além da busca por apoio terapêutico quando necessário. A palestra proporcionou aos participantes momentos de reflexão e aprendizado sobre como preservar a saúde mental no dia a dia.


Terceira palestra


ree

A terceira palestra do ciclo foi especialmente voltada para o público infantil, com foco na promoção da saúde mental na infância. O momento teve como objetivo sensibilizar e orientar pais e educadores sobre a importância do cuidado emocional desde os primeiros anos de vida, contribuindo para o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças.

A atividade foi conduzida pelo psicólogo Elihab Gomes, especialista em Neuropsicologia e mestre em Saúde e Sociedade. Com uma abordagem lúdica e acolhedora, Elihab utilizou recursos interativos para dialogar com os presentes e também oferecer orientações práticas sobre como identificar sinais de sofrimento emocional infantil e promover um ambiente seguro e afetuoso. A palestra destacou a relevância de construir vínculos saudáveis, estimular a expressão emocional e desenvolver habilidades socioemocionais desde cedo.




 
 
 

Comentários


bottom of page